segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dízimo e Doações_Mitt Romey_


Tem havido muita especulação sobre os impostos que Mitt Romey paga, particularmente a quantidade de dinheiro que doa para os mórmons. Mórmon é um apelido para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a igreja à qual Romney pertence.
Os mórmons são ensinados a pagar dez por cento dos seus rendimentos como forma de dízimos. Este é um mandamento tirado diretamente da Bíblia. A palavra dízimo significa décima. Deus ordena que Seus seguidores paguem o dízimo. Isto, naturalmente, é feito ao se doar à igreja a qual o crente pertence.
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós tal bênção, que não haverá espaço suficiente para recebê-la” (Malaquias 3:10). Em Gênesis 14:18-20, aprendemos que Abraão, pagou o dízimo de tudo o que possuía. Em toda a Bíblia, a partir desse momento, lemos a respeito de pessoas que foram ordenadas a pagar o dízimo.
Jesus Cristo elogiou a viúva cujo dízimo foi de dois leptos, uma quantidade irrisória de dinheiro. Ele ressaltou que, para ela, pagar o dízimo era um sacrifício muito maior do que para uma pessoa rica, cujo sacrifício é muito menor. Deus não valoriza o dízimo de uma pessoa abastada mais do que Ele valoriza o dízimo do mais pobre. O importante é que estamos cumprindo o mandamento.
Uma vez que Mitt Romney é um mórmon praticante, ele paga um dízimo integral. Ele também faz doações adicionais. Já que ele possui muitos recursos, é provável que suas doações também sejam substanciais. É natural que aquele quem acredita em Deus esteja ansioso para participar de Sua obra de todas as formas possíveis, através de dízimos e ofertas e através do tempo gasto servindo.
O dízimo Mórmon é usado para fazer avançar a obra de Deus. Ele paga os custos básicos de funcionamento dos edifícios da Igreja, assim como, material de ensino, o trabalho missionário, os custos de serviços públicos, e as despesas das congregações. Uma vez que os mórmons têm um ministério leigo o dinheiro não é usado para pagar os salários dos líderes da igreja. Quando Mitt Romney servia como bispo (um pastor leigo) e como presidente de estaca (o líder de um conjunto de congregações que auxilia e conduz os bispos em seu serviço), ele não era remunerado. Ele sustentou sua família por meio de seu emprego secular e serviu a igreja em seu tempo “livre”. Apesar de alguns apóstolos e profetas receberem uma ajuda de custo modesta, já que seu trabalho na Igreja é de tempo integral e alguns começaram muito jovens para receber pensões ou possuírem outras fontes de renda, esse dinheiro é pago através de outros recursos. Ao contrário de muitas religiões, os mórmons não colocam todos os seus negócios sob a égide de um ministério. Eles operam negócios rentáveis ​​separadamente e pagam impostos. Este dinheiro é usado para o pagamento dos salários. Não importa quanto dízimo seja pago, os líderes não podem se beneficiar financeiramente dele. Embora muitas religiões promovam seus líderes até que se tornem ricos por meio de seu ministério, os líderes mórmons que são ricos, a obtiveram por meio de seu emprego privado antes de serem chamados a servirem na Igreja a tempo integral.
O dízimo é usado para educar os membros da igreja e os pesquisadores sobre o evangelho. Os professores recebem manuais e em algumas classes, também os alunos. Uma vez que todos são voluntários, os membros são instruídos a não usarem seu próprio dinheiro em seus chamados. Isso significa que as despesas com atividades e programas vêm de fundos do dízimo. Isso garante que aqueles que não podem se dar ao luxo de doar não sejam tentados a gastar o dinheiro que não tem e se sintam desconfortáveis, porque não podem doar tanto quanto os outros.
Além da reunião dominical, os mórmons fazem uma série de outros programas para ajudar seus membros a aprender e progredir, oferecendo atividades significativas para os jovens. As crianças entre 8 e 11 anos de idade participam em programas de escotismo ou outros que promovem a fé e a civilidade, onde estabelecem e cumprem metas que colocam os ensinamentos espirituais em prática ou melhoraram a capacidade de viver uma vida significativa. Os adolescentes também têm um programa semanal. As moças têm um programa próprio, também focado em estabelecer metas e viver uma vida significativa. Os jovens também frequentam uma classe de religião em que estudam as escrituras de modo mais profundo. O curso tem duração de quatro anos, dois dedicados ao estudo da Bíblia, um dedicado ao Livro de Mórmon e o último dedicado a história da igreja e de um livro de revelações modernas, conhecido como Doutrina e Convênios. Os estudantes universitários têm um programa de estudo do evangelho a nível universitário chamado de instituo de religião.
Embora os missionários paguem suas próprias despesas durante suas missões de voluntariado, as fontes que eles usam são pagas através dos fundos da igreja. Os custos são os mesmos para todas as missões, as missões que necessitam de mais recursos recebem apoio suplementar da igreja.
O dinheiro do dízimo ajuda a construir os templos mórmons. Estes são considerados a casa literal de Deus na terra, desse modo os mórmons demonstram seu amor a Deus através da construção de edifícios especiais dedicados a Ele. Na Bíblia, vemos que Deus ordenou periodicamente Seus filhos que edificassem lugares especiais para realizar as ordenanças sagradas. Eventualmente, ordenou-lhes que edificassem templos. Eles eram tão importantes que fez o Rei Davi se sentir constrangido ao saber que vivia em um palácio, enquanto a casa de Deus na Terra era apenas uma tenda mesmo assim Deus se recusou a aceitar a construção de Sua casa por Davi, já que ele não havia sido perdoado por seu grave pecado. Deus permitiu que David começasse a preparar os materiais, mas foi seu filho Salomão o único autorizado a construí-la. Quando Salomão tornou-se iniquo, o templo já não mais um lugar santificado e aprovado por Deus.
Jesus Cristo compreendia a santidade dos templos, era compreensível que sentisse raiva ao vê-lo ser profanado pelos vendedores desonestos, transformando um lugar sagrado em um simples mercado. Sua obra de purificar o templo mostra a extrema importância desses santos edifícios e o trabalho realizado dentro de suas paredes com maior respeito e santidade. Os mórmons tomam muito cuidado em construir uma casa para Deus, o que demonstra um grande amor por esses templos, procurando expressar o mesmo respeito que Jesus demonstrou em honrar a Deus.
Os mórmons também usam os fundos para viabilizar a ajuda humanitária. Há uma série de programas para ajudar aqueles em necessidade. Alguns auxiliam aqueles que são membros da igreja e outros auxiliam todas as pessoas, independentemente da sua fé.
O programa de ajuda humanitária presta auxilio as pessoas e comunidades em todo o mundo. Quando ocorre um desastre, os mórmons são frequentemente os primeiros a chegar. Em outras situações, eles esperam para descobrir o que é mais necessário. O programa atende as necessidades alimentícias, suprimentos médicos e de higiene, entre outros, conforme solicitado. Isso sempre vai para quem precisa, independentemente de fé. O programa também oferece ajuda humanitária de forma a encorajar o auto respeito e a autoconfiança. Por exemplo, muitas vezes um grupo de ajuda humanitária vai chegar, construir um sistema de água potável e sair. Se ele quebra, as pessoas voltam a usar água suja até o retorno do doador. Quando os mórmons criam um sistema desse tipo, eles esperam que os nativos contribuam. Essas pessoas, então, ajudam a encontrar uma maneira de financiar a manutenção necessária e aprender como cuidar de si mesmos. O sistema é então verdadeiramente deles, não dependendo mais de terceiros. Muitas vezes, isso acaba gerando novas oportunidades de emprego aos responsáveis ​​por cuidar dos equipamentos. Ele também permite que a igreja siga em frente para ajudar uma nova localidade, o que significa ajudar o maior número de pessoas possível, ao invés de focar em apenas alguns locais.
Além de água potável, existem programas em andamento em uma variedade de áreas, incluindo a doação de cadeiras de rodas, imunizações, reanimação neonatal, e de agricultura eficiente. Todas as doações feitas a este fundo vão diretamente para ajudar aqueles em necessidade. Os custos administrativos são pagos através de outros fundos.
Um programa único concebido para ajudar os membros de uma congregação mórmon consiste no jejum. Os membros são convidados a jejuar por vinte e quatro horas. Todos os que gozam de boa saúde podem participar. Este é um jejum completo, sem comida ou bebida de qualquer espécie, nem mesmo água. No final do jejum, os membros doam no mínimo a quantidade que eles economizaram por não comer ou beber como uma “oferta de jejum”. Esse dinheiro vai para as pessoas em sua própria congregação que estão enfrentando dificuldades temporárias. Ele é usado para prover as necessidades básicas da vida, alimento, abrigo e assistência médica, enquanto o membro é ajudado a regressar à autossuficiência através de vários programas da igreja vários. Aqueles que recebem assistência são incentivados a doar seu tempo em diversos projetos de serviços, a fim de ajudá-los a manter sua autoestima e contribuir para seu próprio sustento.
Quando a declaração de imposto de renda de Mitt Romney é analisada, podemos ver sinais claros de que ele participa da obra de Deus e nos esforços de auxilio humanitário, pagando seu dízimo, conforme ordenado na Bíblia e honrando sua promessa a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário