domingo, 11 de maio de 2014

Porque não vivemos mais com Deus, devemos aprender à aceita-Lo e em crer em Seus ensinamentos. Porque Jesus viveu na terra muito tempo antes de nós, devemos aceitar Sua divindade e realidade por meio da fé. A Bíblia nos ensina que:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hebreus 11:1)
Pode parecer contraditório colocar a fé como prova e, talvez, do ponto de vista científico, isso seria verdade. No entanto, as pessoas que têm fé sabem que a evidência espiritual deve ser adquirida individualmente. Podemos optar por aceitar a palavra de um cientista que as partículas existem, mas a fé não pode ser baseada na palavra de outro ser mortal. É útil ouvir os testemunhos dos crentes, mas no final, temos que viver essa experiência por nós mesmos.
Os Mórmons ensinam que cada pessoa tem a responsabilidade de obter um testemunho de fé. Eles batizam seus filhos com oito anos, e eles ensinam que essas jovens crianças são grandes o suficiente para obterem um testemunho antes de seus batismos. Mórmon é apenas um apelido dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e então o primeiro testemunho que essas crianças ganham é do Pai e do Filho Jesus Cristo.
O primeiro passo para obter fé em Jesus Cristo é acreditar nele. O Livro de Mórmon, um livro que os Mórmons usam junto com a Bíblia, contem um sermão de um profeta chamado Alma. Este é considerado um dos grandes sermões de fé do Mormonismo. Ele ensina:
26 Ora, como disse em relação à fé, que não era um conhecimento perfeito, o mesmo se dá com minhas palavras. A princípio não podereis ter perfeita certeza delas, assim como a fé tampouco é um conhecimento perfeito.
27 Mas eis que, se despertardes e exercitardes vossas faculdades, pondo à prova minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé, sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em vós, até acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma porção de minhas palavras. (Alma 32)
Alma, então, nos ensina que a fé não é ter um conhecimento perfeito, por isso não devemos ficar desencorajados se tivermos duvidas. Alma diz aos seus ouvintes para conduzir um experimento para descobrir se Jesus Cristo é um ser divino ou não. Tudo o que você precisa para começar o experimento é o desejo de crer. Se simplesmente desejarmos saber a verdade, Deus trabalhara conosco para obtermos fé.
Alma então começa a explicar os passos desse experimento. Para ajudar seus ouvintes a compreenderem, ele usa uma semente como exemplo. Primeiro, ele diz, você deve plantar a semente. Neste caso, você a estará plantando em seu coração por desejar a fé – mesmo um pequeno desejo é suficiente. Se você plantar uma semente precisara nutri-la. Isto é feito alimentando-a, regando-a, e provendo luz.
Quando você planta uma semente de fé, você a nutre com a oração (mesmo se você não tem certeza se alguém estará ouvindo), lendo as escrituras e fazendo coisas que uma pessoa de fé faria. Você deve fazê-lo com um real intento ou desejo para encontrar a verdade. (veja Tiago 1:5) Uma vez que você comece a fazer estas coisas, você vai perceber uma mudança em seu coração, a medida que a semente começar a crescer. Alma explica que ao começar a fazer as coisas com um real intento, você descobrira que sua habilidade de compreender as escrituras aumentou. Seu coração começará a sofrer uma mudança e você começará a gostar do que esta acontecendo. Isto te levara a reconhecer que a semente é boa, da mesma forma que ao plantar uma semente e vê-la crescer te assegura que ela é boa.
Inicialmente, você ainda não saberá – apenas suspeitará que a semente seja boa. Quanto mais você se esforçar, mais a sua fé em Jesus Cristo vai crescer até que você obtenha uma fé perfeita naquele pequeno aspecto de seu progresso. Você pode obter um testemunho das escrituras, ou de tratar o próximo com carinho, ou da oração. Com o passar do tempo, você obterá fé em uma ampla gama de assuntos que se relacionam a ela, incluindo a divindade de Jesus Cristo.
Alma adverte que a semente deve ser constantemente nutrida, assim também é com a fé. Você deve trabalhar nele diariamente se deseja que ela cresça.
Quais atividades você pode realizar a fim de fazer com que a fé se desenvolva? A seguir temos cinco sugestões para que isso aconteça:
  1. Leia as escrituras. Estude a Bíblia e o Livro de Mórmon, ore antes de cada leitura. Leia as escrituras não para provar que são falsas, mas para saber o que Deus tem para te dizer em determinado assunto. À medida que as ler, preste atenção se você sente um sentimento de paz e conforto. Isto te ajudara, a saber, que o Espirito Santo esta testificando das escrituras. Ler esses dois livros te ajudara, a saber, mais sobre Jesus Cristo e você precisa conhecê-Lo se deseja acreditar Nele.
  2. Ore. Ore de manhã e a noite, assim como antes das refeições. Durante essas orações, evite repetir as mesmas palavras de sempre e procure falar com Deus. Diga a Ele o que você esta estudando e fazendo para aumentar a sua fé e como você esta se sentindo a respeito. Peça por sua ajuda. Se você tiver questões especificas, estude o assunto, tome uma decisão, e a submeta a Ele em um modo que posso ser respondida com um simples sim ou não. Quando você orar, um sentimento de conforto e paz dirá a você que tomou a decisão certa. Um testemunho de Deus é essencial na sua busca por um testemunho de Jesus Cristo.
  3. Guarde os Mandamentos. Será um pouco difícil cumprir todos os mandamentos de uma vez, então escolha alguns que você sabe que farão uma grande diferença em sua vida. Comece guardando esses mandamentos e identifique como você esta se sentindo. Após alguns meses, você irá notar uma mudança positiva em sua vida. Adicione novos mandamentos regularmente. As escrituras te darão as palavras de Cristo, e estas palavras te ajudarão, a saber, como viver.
  4. Leia ou ouça os testemunhos dos crentes. Conheça Mórmons fervorosos e pergunte a eles para compartilharem suas crenças sobre Jesus Cristo. Visite o site mórmon.org.br.
  5. Compartilhe sua crescente fé com outros. Compartilhar seu testemunho é um ótimo modo de fortalecê-lo e fortalecer outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário